História


APRESENTAÇÃO


O Rancho Folclórico de S. Pedro da Raimonda é uma associação sem fins lucrativos que se dedica à pesquisa, preservação e divulgação dos usos e costumes dos nossos antepassados.
Pertencente à Freguesia de S. Pedro da Raimonda, concelho de Paços de Ferreira, o Rancho Folclórico de S. Pedro da Raimonda completa em 08/12/2012 os seus 30 anos de existência.
Foram 30 Anos pautados pelo cuidado em não subverter as origens desta associação e os seus objectivos, mas sem virar as costas à inovação e ao rejuvenescimento que são necessários para o sucesso deste tipo de organizações.
Convidamos todos aqueles que assim o desejem a associarem-se a nós, pois ao fazê-lo estarão a ajudar e a participar activamente na consecução dos objectivos da nossa associação.


HISTORIA

O Rancho Folclórico de S. Pedro da Raimonda foi criado no inicio da década de 80 do século passado na sequência da realização dos tradicionais “Leilões do Senhor”, levados a cabo pelas pessoas da freguesia em que se apresentavam algumas marchas e danças para animar a venda das oferendas do povo para que a receita daí resultante servisse para ajudar a pagar as “despesas do culto” ou outras necessidades da paróquia, e também do empenho de algumas personalidades activas da nossa freguesia.
Muitas foram as pessoas que ajudaram nessa fase de nascimento e durante a vida do nosso grupo, pelo que, seria impossível menciona-los a todos, mas a todos fica o agradecimento.

O dia 08 de Dezembro de 1982 é a data de fundação oficial do nosso grupo, então como Rancho Infantil de S. Pedro da Raimonda com a participação de muitas das crianças da freguesia que nos anos seguintes deram o seu melhor para o crescimento da nossa associação.

No seguimento do trabalho inicialmente desenvolvido pelos elementos do grupo, foi editada em 1988 a primeira gravação em formato cassete.
Desde o início do nosso Rancho o objectivo sempre foi o de pesquisar, preservar e divulgar os usos e costumes dos nossos antepassados, em concreto, representar a faixa temporal entre 1880 e 1910, quer através da música, como também da Dança e dos Cantares do povo dessa época.
Na sequência de pesquisas intensas levadas a cabo pelos responsáveis do grupo, em 15 de Julho de 1991 fomos aceites como membros efectivos da Federação de Folclore Português à qual pertencemos desde essa data até aos dias de hoje.
Esse ano de 1991 ficou também marcado pela viragem na concessão do grupo, passando este de Rancho Infantil a Rancho adulto passando a chamar-se Rancho Folclórico de S. Pedro da Raimonda.
Foi também nesse ano de 1991 que se lançou a segunda gravação do nosso grupo em formato cassete.

Desde a sua fundação o Rancho Folclórico de S. Pedro da Raimonda tem levado a cabo anualmente a realização de dois festivais de Folclore.
O primeiro realiza-se normalmente no final de Julho ou no início de Agosto e realizou-se inicialmente, apenas com grupos nacionais, mas a partir de 1990 também com a participação de grupos internacionais, oferecendo á Freguesia de S. Pedro da Raimonda a possibilidade de conhecer outros usos e costumes de outras regiões do nosso país, bem como, de outros países, uma vez que, pelo nosso festival já passaram grupos de Norte a Sul Portugal, bem como de Espanha, França, Turquia, Bulgária, Croácia, Grécia, Rússia, Brasil, etc…     

O Segundo realiza-se sempre no dia 08 de Dezembro e funciona como a comemoração do nosso aniversário tendo como participantes, exclusivamente, grupos nacionais de várias zonas do nosso País.

O crescimento e desenvolvimento contínuo da nossa associação ao longo dos anos fizeram com que fosse crescendo a necessidade (em primeiro lugar) e depois a vontade nas várias direcções do grupo de levar a cabo a construção de um edifício sede que permitisse o desenvolvimento mais sustentado e com meios adequados do nosso grupo.
Do empenho de muitos, foi feito o lançamento da primeira pedra do nosso actual edifício sede no ano de 1999, vindo este a ser inaugurado em 08 de Dezembro de 2004 pelo então presidente da direcção, Sr. Delfim Machado, bem como pelo Sr. Presidente da Camara Municipal de Paços de Ferreira, Sr. Pedro Pinto.
Foram 5 anos de construção pautados pelo esforço de todos quantos pertenciam à associação, do apoio de muitos amigos e patrocinadores e com o apoio da Junta de Freguesia de S. Pedro da Raimonda, da Camara Municipal de Paços de Ferreira e da CCDRN.
Desde esse ano que os dois festivais anuais se realizam na nossa sede, sita na Rua do Campo da Bola em S. Pedro da Raimonda. 

Toda esta actividade tem feito com que, por um lado, muitas pessoas de outros locais do nosso país e de outros países venham conhecer a nossa Freguesia e tem feito com que possamos levar o nome da nossa freguesia a todo o país e além-fronteiras, sendo reconhecida a relevância cultural e social do nosso grupo pelas entidades competentes, reconhecimento esse patente na atribuição da Medalha de Prata do Concelho de Paços de Ferreira atribuída à nossa associação aquando da comemoração dos seus 25 anos (2007).
 
O Ano de 2008 foi também um ano muito importante na vida da nossa associação, pois foi o ano em que, de certa forma, regressamos às origens do nosso grupo com a criação da Escola de Folclore do Rancho Folclórico de S. Pedro da Raimonda, abrindo de novo a possibilidade à formação e à entrada das crianças da nossa e de outras freguesias que assim o desejem para o seio do nosso grupo o que levará, a prazo, a uma maior facilidade de renovação da associação, garantindo desta forma a sua continuidade e combatendo o seu envelhecimento natural.
Nesse ano de 2008 foi também lançada a primeira gravação em formato CD do nosso grupo, concentrando em si, algum do reportório que, normalmente, apresentamos nas nossas actuações.